Início Destaque Atividade econômica recua 0,7% em maio
Destaque

Atividade econômica recua 0,7% em maio

Primeira retração do ano veio pior que o esperado, puxada pela agropecuária

Compartilhe
Compartilhe

Após quatro meses de crescimento, a atividade econômica brasileira encolheu 0,7% em maio, marcando a primeira retração de 2025. O dado, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (14), veio abaixo da expectativa de estabilidade e revela os efeitos de uma conjuntura mais apertada, com destaque para o mau desempenho do setor agropecuário.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, foi fortemente impactado pela queda de 4,2% da agropecuária, que costuma ter desempenho robusto no início do ano. Indústria recuou 0,5% e serviços ficaram estáveis. Sem a agropecuária, o índice teria caído 0,3%.

Analistas apontam que o cenário de juros altos – com a taxa Selic atualmente em 15,00% ao ano – começa a pesar mais sobre a economia. A possível imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA, a partir de agosto, também adiciona risco ao crescimento.

Apesar da retração mensal, o IBC-Br subiu 3,2% na comparação anual e acumula alta de 4,0% em 12 meses. O Ministério da Fazenda revisou para cima a projeção de crescimento do PIB em 2025, de 2,3% para 2,5%, mas analistas alertam para viés de baixa, caso as tarifas americanas se concretizem.

Para o investidor, o dado reforça a expectativa de desaceleração gradual, mas sem colapso, sustentada por estímulos fiscais e um mercado de trabalho ainda aquecido.

Compartilhe
Veja também
DestaqueInternacional

Europa em alerta: ações caem após ameaça de Trump

As bolsas da Europa amanheceram em queda nesta segunda-feira (14) após o...

CriptoDestaque

BDRs decepcionam e perdem até para o Ibovespa

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) das gigantes de tecnologia dos EUA têm...

DestaquePolítica

Brasil apoia ação contra Israel na Corte de Haia

O Brasil decidiu aderir oficialmente ao processo movido pela África do Sul...

CriptoDestaque

Bitcoin supera US$ 120 mil com impulso regulatório

O Bitcoin (BTC) atingiu nesta segunda-feira, 14 de julho, um novo recorde...