As bolsas da Europa amanheceram em queda nesta segunda-feira (14) após o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar que pretende impor tarifas de 30% sobre importações da União Europeia e do México a partir de 1º de agosto. A ameaça abalou empresas dos setores automotivo e de bebidas, que chamaram a medida de “desastrosa”.
As ações de gigantes como Volkswagen, Stellantis, BMW e Mercedes-Benz recuaram entre 1% e 2%. Trump afirmou que a tarifa será “separada” das taxas já aplicadas a setores específicos, como a atual tarifa de 27,5% sobre automóveis europeus em vigor desde abril.
Empresas e entidades comerciais da UE pressionam por um acordo urgente com Washington para evitar um baque na economia do bloco. “A escalada tarifária representa uma séria ameaça às empresas alemãs”, alertou Volker Treier, da Câmara de Comércio da Alemanha.
A carta enviada por Trump à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, intensificou a tensão transatlântica. O mercado teme um agravamento do protecionismo, com impactos diretos nas exportações europeias — especialmente nas montadoras, que dependem fortemente do mercado norte-americano.




